quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma Nova Balança de Poderes - Entrevista com John Gray (Mais!)

São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


O economista britânico John Gray fala sobre a flexibilização dos mercados de trabalho e sobre o atual estágio do capitalismo
Uma nova balança de poderes


José Galisi Filho
especial para a Folha

Ao entender o atual estágio do capital como uma "religião civil mundial americana", o economista britânico John Gray, 52, parece reconhecer na vocação fáustica do turbocapitalismo -expressão do historiador americano Edward Luttwak, para designar a aceleração integral do mercado sem nenhuma barreira protecionista, salvo a lógica pura da concorrência-, uma aposta em que todos, sem exceção, saem perdendo no fim. E, ao contrário de organizações como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a massa amorfa de especuladores pulverizada nas Bolsas do planeta, Gray considera as consequências desse jogo nefastas para a sobrevivência da própria democracia e aponta para o risco de que a "bolha" desse capital especulativo irreal venha a explodir antes do que se imagina.
Considerado no início dos anos 80 um dos conselheiros mais influentes da então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, John Gray transformou-se nas últimas duas décadas num dos críticos mais estridentes da Nova Direita e seus discípulos neoliberais.
Professor de Assuntos Europeus na London School of Economics, Gray é o autor de "Falso Amanhecer - Os Equívocos do Capitalismo Global"" (Editora Record) e de "Isaiah Berlin", que está sendo lançado neste mês pela Ed. Bertrand Brasil. Na entrevista a seguir, entre outros temas, ele fala sobre o crescente desemprego nos países da União Européia e sobre a suposta hegemonia econômica dos EUA.

Dez anos depois da queda do Muro, as altas taxas de desemprego e o baixo crescimento forçam a União Européia a acelerar as privatizações e a desregulamentação de serviços em direção ao modelo anglo-saxônico. Como será, a médio prazo, esse novo mercado de trabalho flexibilizado europeu?

A flexibilidade do mercado de trabalho pode ser alcançada de várias maneiras, não apenas pelas defendidas pelos economistas neoliberais. É verdade que a flexibilização está sendo promovida por políticas neoliberais em alguns países da Europa continental. Mas eu não acredito que algum deles adote totalmente o sistema do mercado de trabalho anglo-saxão. Nem é necessário que o façam. A Áustria tem um desemprego menor que o dos Estados Unidos.

Qual será o destino do Estado nacional que nasceu com a Revolução Industrial inglesa?

Os Estados nacionais perderam parte de seus poderes, como a influência que tinham sobre a economia no período keynesiano. Ao mesmo tempo, eles estão reforçando alguns outros poderes, como os que se relacionam ao monitoramento dos cidadãos e ao controle da imigração. Não é totalmente verdadeiro que os Estados-nações estejam se tornando progressivamente menos poderosos. Ao contrário, são instituições transnacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) que estão se tornando mais fracas. Embora eles continuem sendo abalados por tempestades nos mercados mundiais, os Estados soberanos permanecerão os agentes decisivos no sistema internacional em um futuro previsível.

A crise dos tigres asiáticos, que, porém, já parece superada, e a da Rússia vêm exigindo cada vez mais uma ampla reforma e a institucionalização dos fluxos financeiros. Existe algum mecanismo de controle em vista?

Não tenho certeza se a crise asiática terminou. Tanto a China como o Japão ainda enfrentam problemas não resolvidos de deflação. Até agora a crise teve o efeito positivo de enfocar o pensamento na necessidade de reformar o sistema financeiro global. Mas não aconteceu nada realmente significativo. Não há sistemas de prevenção de crises implantados atualmente. No futuro, assim como no passado, o sistema financeiro internacional reagirá aos fatos adversos por meio do gerenciamento das crises.

Não é perigoso achar que o livre mercado e o desenvolvimento tecnológico levam o mundo à mesma direção?

É tolice não respeitar o livre mercado. Tanto seus efeitos socialmente destrutivos como sua produtividade são prodigiosos. Mas não é o único tipo de capitalismo, e ele não tem superioridade a longo prazo sobre os outros tipos de capitalismo no uso que faz das novas tecnologias. Como enfatizo em "Falso Amanhecer", o resultado da contínua transformação tecnológica é atirar no fluxo todas as formas de capitalismo. A globalização não tem um único vencedor a longo prazo. Cada sociedade deve se adaptar à sua própria maneira.

O sr. reconhece diferentes modelos de capitalismo simultâneos no sistema internacional. Que espécie de capitalismo o presidente Fernando Henrique Cardoso estaria administrando no Brasil?

Não tenho conhecimento detalhado dos desenvolvimentos no Brasil. No entanto minha impressão é de que Fernando Henrique Cardoso compreende a necessidade de combinar a modernização econômica, que é inseparável da atual globalização, com uma política ativa para a renovação da coesão social. Esse me parece o único projeto político humano hoje.

Depois de um boom de oito anos consecutivos, a hegemonia americana nunca pareceu tão inconteste na forma de uma "nova religião civil mundial", como o sr. aponta: ao liberalismo de Roosevelt, seguiu-se a utopia do mercado alucinado. Os seus prognósticos e o temor de um "supercrash" não estariam levando em conta apenas um momento muito peculiar da economia americana?

É inegável o espetacular boom americano. Mas ele repousa principalmente num mercado de ações imensamente supervalorizado. Como o tão admirado mercado de trabalho americano reagirá a uma correção de 40% ou 60% em Wall Street? Essas projeções não são impossíveis. Uma correção ainda maior ocorreu em Wall Street na década de 70.
A suposta hegemonia econômica americana desaparecerá quando a atual bolha estourar. É verdade que os EUA se beneficiaram de sua dedicação às novas tecnologias, mas os países da União Européia os estão alcançando rapidamente. Nos próximos anos é bem possível que eles superem os EUA no desenvolvimento e na aplicação da tecnologia de telefonia móvel. Ao contrário da opinião convencional, o modelo econômico americano não dá aos Estados Unidos uma vantagem duradoura na nova tecnologia.

Quais são, para o sr., os principais defeitos da Terceira Via, ao qual seu nome aparece sempre vinculado?


O pensamento da Terceira Via está certo em que muitas das antigas estratégias social-democratas perderam a eficácia. Elas não são adequadas a uma época de contínua transformação tecnológica. Ainda que o "laissez-faire" global não fosse hegemônico como ainda o é hoje, a social-democracia tradicional não teria futuro. Eu ainda não descarto um deslocamento em grande escala do capitalismo global, causado pela súbita deflação da bolha econômica americana. Mas o principal defeito da Terceira Via é o seu desprezo pelas questões ambientais. Existe necessidade urgente de uma teoria de modernização ecológica. As alternativas reais nos próximos 10 ou 20 anos se concentrarão na necessidade de transcender idéias antiquadas de crescimento econômico.

________________________________________________________________
José Galisi Filho é mestre em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorando em germanística na Universidade de Hannover (Alemanha).
Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário